quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ativ 03 Reflexões

A chegada das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola evidencia desafios e problemas relacionados aos espaços e aos tempos que o uso das tecnologias novas e convencionais provoca nas práticas que ocorrem no cotidiano da escola. Para entendê-los e superá-los é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa.
Para o professor Ladislau Dowbor a escola deve pensar na educação de forma a atender todas as exigências de uma sociedade moderna, onde os alunos possam suprir suas dúvidas e adquirir novos conhecimentos de forma ampla e organizada, a tecnologia vem de encontro a esses propósitos.
Segundo o professor precisamos repensar a escola e a educação num sentido mais amplo, a escola deve ser bem menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento, mais articuladora dos diversos conhecimentos. Pensando que a maior parte das informações vem da escola,mas principalmente da televisão, pois 92% dos domicílios possuem televisão, se usássemos isso de maneira inteligente daríamos um salto fenomenal na educação do país.
A necessidade de aprender as novas tecnologias levam a cursos privados que vão se multiplicando, a escola deve acompanhar e ser mais articuladora deste processo. De um modo geral, estamos atrasados no que diz respeito as TIC, temos que expandir, fazer um reequilíbrio da educação. A escola está relativamente isolada entre teoria e prática ( livros e mundo), forma cidadãos com uma educação muito mais introdutória ao mundo e facilitadora da reincersão dos alunos entre educação e vida pessoal, do que a um processo de incorporação das tecnologias, aprendendo a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, bem como com novas possibilidades de comunicação e interação, o que propicia novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, que se sabe incompleto, provisório e complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário